Programação


1º de dezembro - 20hs
Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - UFMG

Fábio Carvalho (saiba mais):

GUARÁ LADRÃO DE ESTRELAS
26 MIN., PB/COR, BH/RJ, 2006

A quarta dimensão do cinema trazida por Guará em uma sessão/ritual onde ele é o ator principal contracenando com cerca de 30 figurantes.

DIAMANTE DEVANEIO AO ÉTER
FICÇÃO, 23 MIN., COR, DIAMANTINA/BH, 2010/2011

Os quatro elementos – água, terra, fogo e ar – emergem da natureza nos arredores da secular cidade de Diamantina.

A partir de uma proposta inovadora do professor José Américo Ribeiro, coordenador do audiovisual do Festival de Inverno da UFMG, que naquele ano de 2010 tinha como tema o cinema, assumi a missão de ministrar uma oficina de direção cinematográfica e realizar um filme durante os onze dias de festival. Não um registro dos trabalhos do festival, como costuma-se fazer todos os anos, mas sim um filme de ficção, que envolvesse todas as outras oficinas nesse propósito. Sendo o cinema uma arte totalizante, que na sua complexidade faz uso de todas as matérias criativas e técnicas, chegamos aqui para exibir o nosso intento concretizado. Todo filme é uma saga. Com este não poderia ser diferente, com o agravante de que nosso tempo para fazer o roteiro, produzir, decupar, locar, confeccionar os figurinos, trabalhar os atores, filmar, musicar e montar, sem contar as subdivisões que cada uma destas etapas exigem era de apenas alguns poucos dias. Surpreendentemente a mágica se deu e conseguimos. Uma inesperada harmonia entre tantas pessoas desconhecidas aconteceu em meio às intempéries naturais de qualquer produção cinematográfica. Milagres acontecem me disse um grande diretor brasileiro. Nós do mundo do cinema nunca podemos duvidar disto, pois todo filme na tela é um milagre. Muito longe do resultado, chegamos a exibir um esqueleto rascunhado no final das oficinas em 2010. Agora, vamos exibi-lo tratado e afinado como bem merecem os milagres. Para ser visto e ouvido. Desconfio que este filme me ensinou alguma coisa.
Fábio Carvalho, Julho de 2011.

Conversa com o diretor Fábio Carvalho ao fim da exibição.

Teremos, ainda, microfone aberto para Professora Maria Aparecida Moura, professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UMFG.




24 de Novembro
20hs - Auditório Azul da ECI

Exibição: NOVOCINEMANOVO (Bahia)
Incarcânu A Tiortina”
Documentário, 2008.
Direção de Tau Tourinho & Gabriel Lopes Pontes.
A música deste filme é CHORO. A dança deste filme é SAMBA.
O tema deste filme é CACHAÇA.
Você consegue imaginar um filme mais brasileiro?
De maneira fragmentada e não-linear & sem a emissão de qualquer juízo de valor, “Incarcânu A Tiortina” flagra o cotidiano de Túli e Lubisôni, dois folclóricos cidadãos de Conceição do Almeida que fizeram do alcoolismo, mais do que um vício, um modus vivendi. Ao longo do filme, os dois vagueiam não só por sua terra natal como pelas vizinhas São Felipe, Muniz Ferreira e Santo Antônio de Jesus, na busca da realização do seu excêntrico sonho de ter um alambique dentro de casa. Destaque para a trilha sonora do premiado compositor Almir Côrtes e o samba ancestral do grupo Samba da Capela.
O debate com os diretores do curta será realizada por vídeo conferência.
18 de Novembro
20hs - Auditório Azul da ECI

No dia 18/11,às 20:00 h. no auditório azul da ECI, teremos a presença de Maurício PC, cineasta, arte-educador e músico apresentando o curta “A fuga do Fantoche”. O vídeo retrata situações e pensamentos comuns, induzíveis as reflexões sobre as energias que regem o controle mundial, poderosos sistemas proliferam os medos em nosso código genético, criando realidades manipuladas e armadilhas de comportamento e do consumo desenfreado, uma ação diante da inesperada e equivocada trajetória em busca da felicidade a qualquer preço.

Contaremos também nesta noite com a presença de C.Henrique F. Costa, aluno do curso de biblioteconomia da UFMG, que apresentará o curta "Acorda..Quem Sonha Dorme.." relatando a tentativa frustrada de volta ao mundo de bicicleta. Carlos Henrique é Cartunista Amador, Caricaturista Amador, Escritor Amador, Cineasta Amador, fotógrafo Amador, Quase um massoquista de tanto amar dor, Humano amador, aventureiro profissional.Autor de livros impublicáveis. participante ativo de salões de Humor Gráfico de BH à Siria.





Abertura
9 de Novembro
20hs - Auditório Azul da ECI



Exibição: Sérgio Vilaça (EBA)
Doutorando em Cinema e Educação pela escola de Belas Artes UFMG. Professor de teoria e técnicas audiovisuais. Diretor, diretor de fotografia, animador e montador em várias produções audiovisuais, Sérgio traz o conceito de cinema baseado em imagens de acervo e ressignificação de imagens.



“Ismar” : 13min
Documentário, 2007 - Rio de Janeiro – Direção: Gustavo Beck
Colorido – Indicação Livre

Exercício interessante de reflexão sobre a televisão, Ismar narra a trajetória de um garoto sonhador que ficou famoso na televisão, há mais de uma década, graças a seu conhecimento sobre a antiga Hollywood. Participou do programa de Jota Silvestre na tentativa de ganhar como prêmio uma viagem de sonhos para a meca do cinema. No filme de Gustavo Beck, temos acesso às imagens de arquivo deste programa que nos narra o drama do garotinho que, ao final de várias baterias de perguntas, acaba não conseguindo realizar o tal sonho.


“Cemitério da Memória – Fragmentos da Vida Cotidiana” : 10min
Documentário, 2003 - Minas Gerais – Direção: Marcos Pimentel
Colorido e Preto e Branco – Indicação Livre

História do século XX. Um registro sobre a vida cotidiana de personagens comuns, anônimos que não emprestaram seus nomes a ruas, praças ou viadutos. Homens e mulheres que não pisaram na lua, não iniciaram guerras, não foram astros de cinema ou TV, não foram manchetes de jornal, não descobriram cura para doença alguma. Pessoas de vida simples, sem nenhum glamour, mas que nem por isso são desprovidas de beleza. Fragmentos sonoros e visuais que fizeram parte da vida de todos, mas que muitas vezes passaram despercebidos.

"Biografias Efêmeras" : 5min
Experimental, 2007 – Direção: Sérgio Vilaça e Paulo Barbosa

Biografias estapafúrdias criadas a partir de nomes mais estapafúrdios ainda. Tendo como base algumas imagens de arquivo e um catálogo telefônico.

“O Alerta” : 8min
Ficção científica experimental, 2007 - Rio de Janeiro - Direção e roteiro: Raquel Gandra

Atmosfera de tensão e conflito numa cidade qualquer, num dia que parecia ser como outro.

Bate-papo com o diretor após as exibições.