domingo, 27 de novembro de 2011

Encerramento da I Mostra de Cinema Comentado ECI


1º de dezembro - 20hs
Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação - UFMG

Fábio Carvalho (saiba mais):
GUARÁ LADRÃO DE ESTRELAS
26 MIN., PB/COR, BH/RJ, 2006
A quarta dimensão do cinema trazida por Guará em uma sessão/ritual onde ele é o ator principal contracenando com cerca de 30 figurantes.

DIAMANTE DEVANEIO AO ÉTER
FICÇÃO, 23 MIN., COR, DIAMANTINA/BH, 2010/2011

Os quatro elementos – água, terra, fogo e ar – emergem da natureza nos arredores da secular cidade de Diamantina.

A partir de uma proposta inovadora do professor José Américo Ribeiro, coordenador do audiovisual do Festival de Inverno da UFMG, que naquele ano de 2010 tinha como tema o cinema, assumi a missão de ministrar uma oficina de direção cinematográfica e realizar um filme durante os onze dias de festival. Não um registro dos trabalhos do festival, como costuma-se fazer todos os anos, mas sim um filme de ficção, que envolvesse todas as outras oficinas nesse propósito. Sendo o cinema uma arte totalizante, que na sua complexidade faz uso de todas as matérias criativas e técnicas, chegamos aqui para exibir o nosso intento concretizado. Todo filme é uma saga. Com este não poderia ser diferente, com o agravante de que nosso tempo para fazer o roteiro, produzir, decupar, locar, confeccionar os figurinos, trabalhar os atores, filmar, musicar e montar, sem contar as subdivisões que cada uma destas etapas exigem era de apenas alguns poucos dias. Surpreendentemente a mágica se deu e conseguimos. Uma inesperada harmonia entre tantas pessoas desconhecidas aconteceu em meio às intempéries naturais de qualquer produção cinematográfica. Milagres acontecem me disse um grande diretor brasileiro. Nós do mundo do cinema nunca podemos duvidar disto, pois todo filme na tela é um milagre. Muito longe do resultado, chegamos a exibir um esqueleto rascunhado no final das oficinas em 2010. Agora, vamos exibi-lo tratado e afinado como bem merecem os milagres. Para ser visto e ouvido. Desconfio que este filme me ensinou alguma coisa.
Fábio Carvalho, Julho de 2011.

Conversa com o diretor Fábio Carvalho ao fim da exibição.

Teremos, ainda, microfone aberto para Professora Maria Aparecida Moura, professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UMFG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário