NOVOMANIFESTO DO NOVOCINEMANOVO
NOVOMANIFESTO DO NOVOCINEMANOVO
Por Tau Tourinho, Lucas Virgolino & Gabriel Lopes Pontes
PONTO UM – POR UM CINEMA VERDADEIRAMENTE NOSSO
O NOVOCINEMANOVO pretende ser, na sua temática e no tratamento à ela
dispensada, um cinema essencialmente brasileiro, baiano e do Recôncavo,
sem que isto implique necessariamente em sectarismo ou xenofobia.
O NOVOCINEMANOVO valoriza e pretende divulgar a dança, a música, a
plasticidade, o folclore, os costumes, o linguajar e a cultura do povo
do Brasil, da Bahia e do Recôncavo
PONTO DOIS – OS TRÊS PILARES DA PROPOSTA ESTÉTICA
PRIMEIRO PILAR
O ROTEIRO (QUASE) INEXISTENTE E O ARGUMENTO INSTÂNTANEO
Levando em consideração a afirmação do poeta espanhol Antonio Machado
de que “(...) no hay camino / se háce camino al andar (...), O
NOVOCINEMANOVO não emprega nem roteiros nem argumentos propriamente
ditos, previamente escritos, tendo como eixo narrativo apenas uma
idéia-base, necessariamente muito resumida e vaga, a partir da qual
elenco e direção improvisam com liberdade quase absoluta, daí surgindo
instantaneamente o argumento. Por isto, o NOVOCINEMANOVO afirma empregar
o roteiro(quase) inexistente e o argumento instantâneo.
SEGUNDO PILAR
O ATOR REAL
O NOVOCINEMANOVO recusa-se radicalmente a empregar pessoas com formação
de ator, por mínima que essa seja. O NOVOCINEMANOVO emprega
exclusivamente o doravante designado ator real. Ou seja, o
NOVOCINEMANOVO convoca indivíduos anônimos, do povo, a viverem na tela
situações inerentes às suas próprias vidas. Este ator real que o
NOVOCINEMANOVO preconiza vive seu próprio papel, é intérprete de si
mesmo.
TERCEIRO PILAR
A LINGUAGEM HÍBRIDA DOCUMENTAL-FICCIONAL
O NOVOCINEMANOVO não realiza documentários, na medida em que as
situações vivenciadas pelos personagens são induzidas pela direção. O
NOVOCINEMANOVO realiza documentários, na medida em que os personagens
vivenciam situações referentes à sua própria realidade.
O
NOVOCINEMANOVO não realiza filmes ficcionais, na medida em que expõe a
realidade específica de pessoas de carne e osso, que não empregam
técnicas de interpretação para encarnar personagens fictícios. O
NOVOCINEMANOVO realiza filmes ficcionais, na medida em que não se limita
a registrar literalmente situações reais vividas por pessoas reais, mas
induz essas pessoas a vivenciar certas situações inerentes à sua
realidade cotidiana, que, de outra forma, não vivenciariam.
Portanto, se o NOVOCINEMANOVO, ao mostrar contextos reais, não deixa de
estar realizando documentários, tampouco deixa de realizar filmes
ficcionais ao amoldar esses contextos às conveniências de um discurso
cinedramático, neles interferindo através da criação proposital de cenas
irreais.
PONTO TRÊS – A VALORIZAÇÃO DO HUMANO EM DETRIMENTO DO TECNOLÓGICO
O NOVOCINEMANOVO pretende reduzir ao mínimo essencial o equipamento
necessário para captação de imagens e sons, despriorizando a técnica em
função da inventividade.
Em suma, a proposta
estético-cinematográfica do NOVOCINEMANOVO transcende e leva às últimas
conseqüências a proposta original do CINEMA NOVO de Glauber Rocha, ao
enfatizar ainda mais a espontaneidade e o improviso, através do emprego
do roteiro (quase) inexistente e do argumento instantâneo, e da
substituição do ator propriamente dito, amador ou profissional, pelo
ator real.
Alea Jacta Est
Tau Tourinho
Lucas Virgolino
Gabriel Lopes Pontes
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