Filmes

“O HOMEM, A PEDRA E A LIDA”
Gênero: Documentário Ano: 2011 Direção: Eduardo Lobato – Filipe Chaves Estado: RJ Duração: 15 min
Aspectos cotidianos de uma cidade que depende basicamente da extração e beneficiamento de ardósia. A sociedade se revela a partir de personagens reais que direta e indiretamente vivem essa realidade mineradora.

“LADRÕES DE SONHOS E BICICLETAS”
Gênero: Relato de viagem Ano: 2011 Produção: Henrique Costa Duração: 15 min
Narra a tentativa de Volta ao Mundo de bicicleta, interrompida por um roubo. A bicicleta é furta em Paris, mas o que impede a realização da aventura é o roubo violento de um sonho. A percepção entre o que sonhamos e o que a dura realidade nos apresenta.

“DIAMANTE DEVANEIO AO ÉTER”
Gênero: Ficção Ano: 2011 Direção: Fábio Carvalho Estado: MG Duração: 23 min
Os quatro elementos – água, terra, fogo e ar – emergem da natureza nos arredores da secular cidade de Diamantina.

“GUARÁ LADRÃO DE ESTRELAS”
Gênero: Documentário Ano: 2006 Direção: Fábio Carvalho Estado: MG/RJ Duração: 26 min
A quarta dimensão do cinema trazida por Guará em uma sessão/ritual onde ele é o ator principal contracenando com cerca de 30 figurantes.

“A FUGA DO FANTOCHE”
Gênero: Video Clip Ano: 2011 Direção: Maurício PC Estado: MG Duração: 15 min
O vídeo retrata situações e pensamentos comuns, induzíveis as reflexões sobre as energias que regem o controle mundial, poderosos sistemas proliferam os medos em nosso código genético, criando realidades manipuladas e armadilhas de comportamento e do consumo desenfreado, uma ação diante da inesperada e equivocada trajetória em busca da felicidade a qualquer preço.

“INCARCÂNU A TIORTINA”
Gênero: Documentário Ano: 2006 Produção: NOVO CINEMA NOVO Duração: 15 min
Realizado como mero exercício para cumprir um compromisso didático, com imagens e sons capturados numa câmera simplória, em uma única sessão e os depoentes recebendo garrafas de cachaça como cachet. Talvez justamente por isto já preconize a espontaneidade, a irreverência, a despreocupação em contar uma estória, o enfoque no lumpen proletariat e despojamento técnico que tanto caracterizam o trabalho de Tourinho, Virgolino e Lopes Pontes.

“ISMAR”
Gênero: Documentário Ano: 2007 Direção: Gustavo Beck Estado: RJ Duração: 13 min
Exercício interessante de reflexão sobre a televisão, Ismar narra a trajetória de um garoto sonhador que ficou famoso na televisão, há mais de uma década, graças a seu conhecimento sobre a antiga Hollywood. Participou do programa de Jota Silvestre na tentativa de ganhar como prêmio uma viagem de sonhos para a Meca do cinema. No filme de Gustavo Beck, temos acesso às imagens de arquivo deste programa que nos narra o drama do garotinho que, ao final de várias baterias de perguntas, acaba não conseguindo realizar o tal sonho.

“CEMITÉRIO DA MEMÓRIA – FRAGMENTOS DA VIDA COTIDIANA”
Gênero: Documentário Ano: 2003 Direção: Marcos Pimentel Estado: MG Duração: 10 min
História do século XX. Um registro sobre a vida cotidiana de personagens comuns, anônimos que não emprestaram seus nomes a ruas, praças ou viadutos. Homens e mulheres que não pisaram na lua, não iniciaram guerras, não foram astros de cinema ou TV, não foram manchetes de jornal, não descobriram cura para doença alguma. Pessoas de vida simples, sem nenhum glamour, mas que nem por isso são desprovidas de beleza. Fragmentos sonoros e visuais que fizeram parte da vida de todos, mas que muitas vezes passaram despercebidos.

“BIOGRAFIAS EFÊMERAS”
Gênero: Experimental Ano: 2007 Direção: Sérgio Vilaça - Paulo Barbosa Duração: 05 min
Biografias estapafúrdias criadas a partir de nomes mais estapafúrdios ainda. Tendo como base algumas imagens de arquivo e um catálogo telefônico.

“O ALERTA”
Gênero: Ficção Científica Experimental Ano: 2007 Direção: Raquel Gandra Estado: RJ Duração: 08 min
Através da montagem de imagens de arquivo, o filme cria um clima de conflito e tenso numa cidade do Brasil, num dia que parecia ser como outro qualquer.